Colunista analisa repercussões sobre o pronunciamento da ativista Greta Thunberg na ONU

José Eli da Veiga considera intrigante o fato de alguns colegas “bem pensantes” atacarem os ambientalistas por darem crédito à ativista

As opiniões sobre o discurso da ativista Greta Thunberg, de 16 anos, na Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas, quando ela questionou a postura de líderes mundiais em relação às mudanças climáticas, vindas dos adeptos da chamada quarta onda reacionária (tema já abordado numa coluna anterior, de 13/6/19) foram negativas, o que chega a ser normal. Mas, o que o professor José Eli da Veiga considera intrigante é o fato de alguns colegas “bem pensantes” atacarem os ambientalistas por darem crédito à ativista. “Chego a me questionar se é normal o fato de colunistas de alguns jornais diários, em geral pessoas bastante razoáveis, estarem se unindo aos negacionistas e reacionários, em geral, nas críticas à menina e ao ambientalismo em geral”, reflete o colunista.

Para Eli da Veiga, reacionários e negacionistas atacarem a jovem “até faz parte”. Ele cita, inclusive, como exemplo, o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU, que ele considerou “um espetáculo medonho”. “Ficou claro que ele e um grupo de lunáticos estão fazendo de tudo para que o Brasil entre, definitivamente, nessa quarta onda reacionária”, analisa o colunista. O professor questiona, inclusive, se não seria o caso de todos se organizarem numa discussão com colegas do Instituto de Psicologia da USP para buscar alguma explicação para esse fenômeno.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •