Colunista analisa a reunião do Mercosul na Argentina

A intensificação de acordos comerciais, redução da tarifa externa comum e a racionalização do funcionamento do Mercosul são alguns dos objetivos

Quais discussões vão ocorrer agora que a presidência do Mercosul é brasileira? De acordo com o professor Rubens Barbosa, a reunião que ocorreu semana passada na Argentina foi muito proveitosa e priorizou três áreas: a intensificação das negociações de acordos comerciais, a redução da tarifa externa comum e a racionalização do funcionamento do Mercosul com vistas à redução dos custos.

Barbosa cita as perspectivas da presidência brasileira, como a convocação de uma conferência diplomática prevista no protocolo de Ouro Preto que criou a tarifa externa comum e a união aduaneira; os acordos de livre comércio que serão negociados com adesão do Brasil ao acordo com a Ásia, e a continuação das pressões internacionais para a mudança do regime na Venezuela.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, vai ao ar toda terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.