Cobertura jornalística do conflito na Síria segue estereótipos ocidentais

Tais estereótipos são uma forma de dominação sobre o mundo árabe, diz o entrevistado desta edição do “Diversidade em Ciência”

25/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 22/04/2019 as 16:10

Nesta edição do Diversidade em Ciência, o professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista Babel Hajjar, jornalista e mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), autor da dissertação Para ler a guerra na Síria: a construção do consenso na cobertura da mídia global. E é justamente sobre a guerra civil na Síria que fala o entrevistado, enfocando sobretudo a cobertura jornalística do conflito.

Babel Hajjar – Foto: Arquivo pessoal do entrevistado

Hajjar também fala sobre o conceito de orientalismo, pelo qual o Ocidente constrói estereótipos sobre o Oriente a partir do pensamento eurocêntrico, visando, na maior parte das vezes, a dominações e intervenções. “Os estereótipos utilizados pelo Ocidente são uma forma de dominação sobre o mundo árabe, e a imprensa hegemônica cumpre o papel de desconstruir e reduzir a humanidade e a importância histórica dessas nações.”

Babel Hajjar é filho de pai sírio e mãe libanesa e isso permite que ele analise o processo político da Síria a partir da cultura, contrapondo com a cobertura da mídia ocidental, que desumaniza o Oriente e criminaliza os seus movimentos sociais.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação às terças-feiras, às 2h, e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/