Cientistas e médicos lutam para combater novas doenças transmissíveis

Nos últimos anos tem sido desafiador encontrar medicamentos para combater doenças como a covid-19, varíola dos macacos, sarampo, entre outras

 19/08/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Depois da revolução industrial, ocorreu uma melhoria das condições de vida da população e consequentemente uma redução das doenças infecciosas – Foto: Reprodução/Freepik
Logo da Rádio USP

Nos últimos anos, o Brasil e o mundo registraram, a cada período, uma nova epidemia de doenças. Doenças infecciosas emergentes,  doenças transmissíveis novas ou que surgiram em um determinado país. O que está acontecendo? A Rádio USP conversou com o professor de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, o epidemiologista Expedito José de Albuquerque Luna, para entender.  

Vamos começar pela história, que tem início no século 16, quando os exploradores espanhóis levaram a varíola, o tifo, o sarampo e a gripe espanhola a várias populações no mundo. Essa verdadeira guerra biológica levou a aproximadamente 50 milhões de mortes na época. 

Expedito Luna – Foto: Reprodução/ResearchGate

Depois da revolução industrial, ocorre uma melhoria das condições de vida da população e consequentemente uma redução das doenças infecciosas e um aumento das doenças crônicas, como as de coração ou o câncer. Essa transição epidemiológica ocorreu primeiro nos países desenvolvidos e depois nas Américas, segundo o professor Expedito Luna. 

Vacinas e antibióticos

Apenas no século 20 apareceram as vacinas e antibióticos, gerando um grande otimismo na ciência e na população em geral com um possível extermínio das doenças infecciosas. Quando se imaginava que tudo estaria aparentemente sob controle, para surpresa de médicos e comunidade científica, surge o HIV, que assustou os Estados Unidos. Uma doença infecciosa, desconhecida e letal. 

“O desenvolvimento das cidades seria uma das causas do surgimento de doenças ou retorno de outras. A população estaria migrando de sítios e fazendas para as grandes cidades”, avalia Luna, situação potencializada pela globalização, que ajuda a espalhar doenças novas como a covid-19 e a varíola. Ambas se disseminaram com a viagem de pessoas entre os continentes.   


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.