“Ciência da sustentabilidade” ainda é uma questão de difícil definição

Para muitos, a ecologia pode representar a “ciência da sustentabilidade”, mas o professor José Eli da Veiga destaca que há mais aspectos a serem considerados

 04/04/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Existe uma ciência da sustentabilidade? Para o professor José Eli da Veiga, a questão não é simples de ser respondida. “Muitos dirão que é a ecologia”. No entanto, o conceito ou noção de sustentabilidade, de acordo com o colunista, “sequer existe na ecologia”. Mesmo considerando que há coisas próximas como a estabilidade ecossistêmica, ele considera a discussão indefinida. Na opinião de Eli da Veiga, a sustentabilidade deriva de desenvolvimento sustentável, e este se refere a conseguirmos que as futuras gerações tenham as mesmas oportunidades que tivemos. E isso envolve outras ciências, assim como várias disciplinas das humanidades.

Em relação à literatura sobre a questão, o colunista lembra que existem alguns livros e coletâneas com títulos como Ciência da Sustentabilidade ou Ciência e Sustentabilidade. “Mas, se verificarmos atentamente, veremos que trazem coletâneas sobre artigos disciplinares. Raramente se constituem em abordagens transdisciplinares sobre a sustentabilidade”, afirma. Para Eli da Veiga, a abordagem mais próxima do que vem a ser a ciência da sustentabilidade é a publicação Nature Sustainability, da revista Nature, criada no início de 2018.

E a questão Existe uma ciência da sustentabilidade? será o tema central da palestra que será proferida por Eli da Veiga no encerramento da 2a Série PROCAM – Novas Veredas da Sustentabilidade. O encontro terá lugar no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, na próxima terça-feira, dia 9, às 15 horas.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.