Cidades menos estruturadas apresentam melhores condições na educação

Municípios com menos condições sociais apresentam melhores índices do que cidades como São Paulo, por exemplo

 19/12/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi comenta a pesquisa de dados sobre a educação no Brasil, realizada por dois professores. Nakabashi explica que o estudo aborda o índice da educação por município. “O Ideb é uma medição da qualidade da educação no País, são provas realizadas em escolas públicas e em algumas particulares.”

O colunista explica que os resultados mostram que o Brasil gasta muito com educação e tem uma baixa qualidade de ensino. “O gasto por aluno aumenta praticamente 12% ao ano e não conseguimos transformar isso numa melhoria da educação.”

Nakabashi finaliza explicando que os professores mostraram também que existem municípios mais pobres que contam com boa condição de ensino. “Existem cidades sem condições sociais que vão bem, e cidades, como São Paulo, que vão mal no exame.”


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.