Cidadania ou o empoderamento dos indivíduos

Os avanços da cidadania no Brasil são evidentes. O que se coloca hoje é a questão das redes sociais

 19/12/2018 - Publicado há 5 anos

Nesta última coluna de 2018, o professor Pedro Dallari fala da cidadania no que diz respeito ao Brasil. Ele inicia sua fala: “É uma coisa difícil de se fazer, mas necessária, uma vez que o ano foi marcado por muita turbulência, muitas dúvidas, fake news e uma discussão a respeito das redes sociais: as redes sociais são uma coisa boa, ou nem tanto assim”.

Uma das coisas a se realçar é o fato de que, no sentido da cidadania, houve muitos avanços e também algumas preocupações: “É um avanço significativo esse empoderamento dos indivíduos – que está muito associado à tecnologia da informação. Há uma crescente capacitação das pessoas de serem ouvidas, o que se dá de forma de maior engajamento não somente sob o prisma de seus vários problemas, mas ainda nas questões da esfera pública. Há mais mobilização, mais insatisfação, as pessoas estão menos dispostas a aceitar injustiças ou tratamentos discriminatórios. E isso se deu de uma maneira muito rápida. Confira no post acima essas reflexões e outras mais.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.