Ciberataque expõe descuido no sistema de segurança da web

Hackers se aproveitaram da falha no sistema Windows, sequestraram dados e cobram pela devolução

Na última sexta-feira, 150 países foram atingidos por um ciberataque de resgate de software (ransomware) realizado por hackers ainda não identificados. Através de falhas no sistema operacional Windows, eles bloquearam dados de diversos órgãos e empresas e cobraram pagamento em bitcoin (uma moeda digital) pela devolução.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Segundo Luli Radfahrer, professor de Comunicação Digital da Escola de Comunicaçoes e Artes da USP e colunista da Rádio USP, a primeira medida a ser tomada é a atualização do Windows. Para ele, o ataque poderia ser muito mais grave, uma vez que os hackers se utilizaram de uma técnica complexa, mas se ressentiram de uma estratégia mais elaborada.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.