ChatGPT, uma conexão entre a máquina e o homem?

A sociedade terá que aprender a lidar com a nova ferramenta, que traz vantagens e desvantagens segundo os especialistas ouvidos, mas que logo perderá o fascínio que por ora causa

Além do cuidado com a informação utilizada, a influência dessa tecnologia no aprendizado é um motivo de atenção - Foto: Freepik

O termo ChatGPT é um dos assuntos que estão no trending topics do Google, desde que a tecnologia foi lançada no final de 2022 pela OpenAI, empresa especializada em diálogo. A ferramenta é um protótipo de um chatbot com inteligência artificial, um modelo de linguagem ajustado com técnicas de aprendizado supervisionado que evolui à medida que é utilizado.

Quem usa o ChatGPT se espanta com a clareza das informações prestadas, mas o que representa a nova ferramenta no meio acadêmico, na educação, na saúde, no jornalismo e mesmo na tecnologia? Conversamos com professores da USP dessas e outras áreas de conhecimento para saber qual será o impacto da tecnologia em suas áreas de atuação.

O professor Rogério de Almeida, da Faculdade de Educação, comenta que a ferramenta é capaz de organizar dados de forma coerente, mas é incapaz de ter um pensamento crítico. No meio acadêmico os docentes assimilam a influência da ferramenta e as formas de incorporar a tecnologia de geração de linguagem em suas atividades. Carlos Vicente Serrano Júnior avalia que a aplicação conjunta de tecnologia e saúde pode ser construtiva, se for equilibrada. Confira neste especial sobre o ChatGPT o que dizem nossos especialistas. Boa leitura!

 

Cinderela Caldeira

+ MAIS


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.