Centro de Estudos da Metrópole: 20 anos pesquisando a desigualdade no Brasil

Eduardo Marques, novo diretor do núcleo, conta que os novos subprojetos do CEM tratarão da desigualdade na mobilidade e da governança orçamentária de metrópoles

 28/08/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Universidade de São Paulo completará em breve 20 anos de pesquisa, com nova diretoria e novos projetos, com temáticas sobre as desigualdades no transporte e outro que tratará da governança orçamentária de metrópoles. “O CEM vai completar em breve 20 anos e vem produzindo conhecimento, principalmente, sobre aspectos relacionados com desigualdade social na metrópole. Produziu mais de 400 artigos em periódicos nacionais e internacionais, mais de 60 livros, mas a gente não faz apenas pesquisa, a gente também faz atividades de difusão de conhecimento, que é entendida como a disseminação de informação para não especialistas”, comenta Eduardo Marques, professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e novo diretor do CEM.

Com esse foco nas desigualdades sociais, o CEM estuda em um sentido amplo essas questões, tanto em contextos econômicos quanto em espaciais ou sociais e, mais especialmente, em contextos urbanos. Nesse sentido, um dos novos subprojetos trata sobre desigualdade na mobilidade. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Marques explica que a intenção é comparar as metodologias de quantificação e análise de desigualdade e mobilidade na metrópole, apoiando, assim, a formulação de políticas públicas na área de transportes e priorizando a população mais vulnerável.

O outro subprojeto é sobre a governança orçamentária de metrópoles, um projeto comparativo que envolve diálogo com pesquisadores em Paris e Londres, que busca analisar os aspectos políticos que estão por trás do orçamento, algo que tem enormes consequências e que envolve uma série de atores políticos que estão mobilizados para sua produção e execução. Além desse contexto, o subprojeto também vai analisar a importância do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no orçamento da cidade de São Paulo, comparando com outros municípios brasileiros.

O diretor aproveita para comentar como a pandemia impactou os estudos das desigualdades sociais existentes. “A gente tem essas desigualdades sociais em um olhar multidimensional e diversas dessas dimensões da desigualdade têm sido impactadas pela pandemia, tanto aumentando a desigualdade quanto tornando grupos vulneráveis, considerando as desigualdades prévias”, explica Marques.

Saiba mais ouvindo a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.