Celulares sem uso podem se transformar em antena de internet

Com vários telefones interligados, cria-se uma rede em que cada telefone funciona como um agregador e multiplicador de sinal

 19/10/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O que fazer com seu celular antigo, aquele que você não usa mais e que ainda funciona? Na edição de hoje, o professor Luli Radfahrer responde a essa questão apresentando proposta de uma rede de internet pública. “Alguns celulares com três a quatro anos de uso podem ter antenas muito poderosas e, se forem usados juntos, podem criar uma rede de internet pública sem gastar um centavo.”

Radfahrer esclarece que qualquer telefone tem uma antena que emite e recebe informação, “é o que chamamos de internet de upload e download. O hardware dessa antena pode ser usado para qualquer coisa. Ao se instalar um programa de compartilhamento, cada um desses telefones vai receber a rede pública e ampliar para área de cobertura dele. Ao ter vários telefones interligados, cria-se uma rede em que cada telefone funciona como um agregador e multiplicador de sinal”.

Esse tipo de rede é chamada de Mesh, rede integrada em cada aparelho que recebe informação e também transmite. Radfahrer explica que dá para fazer no celular de uso diário, mas que isso acaba sacrificando o pacote de dados e a velocidade da rede. “Com um pouco de esforço e ação comunitária, podemos ter uma internet muito melhor para todo mundo a um custo zero”, observa.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Datacracia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.