Celso Prudente fala sobre as origens e o desenvolvimento histórico do cinema negro

“A imagem se tornou fundamental para o afrodescendente, pois as lutas de classe se projetaram em lutas de imagens”, afirma o antropólogo e cineasta

 02/11/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 04/11/2020 às 15:41
Por
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

O professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista o cineasta e antropólogo Celso Luiz Prudente, doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP e professor da Universidade Federal do Mato Grosso.

Prudente é autor dos livros Cinema negro: algumas contribuições reflexivas para a compreensão da questão do afrodescendente na dinâmica sociocultural da imagem (Editora Oriom); Tambores negros: antropologia da estética da arte dos tambores sagrados dos Meninos do Morumbi (Editora Fiuza); Arte negra: alguns pontos reflexivos para a compreensão das artes plásticas, música, cinema e teatro (Editora  CEAP); Mãos negras: antropologia da arte negra (Editora: Panorama do Saber); e Barravento: o negro como possível referencial estético do Cinema Novo de Glauber Rocha (Editora Nacional). E, o mais recente, Cinema negro, aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: o olhar de Celso Prudente (Editora Prismas). O antropólogo também fala sobre o cinema negro como gênero e o seu processo histórico.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.