Cegos monoculares buscam regulamentação de direitos

Pessoas que perderam a visão de apenas um olho sofrem com a falta de direitos específicos

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre a polêmica da regulamentação dos direitos de pessoas que são cegas de apenas um olho.

A questão aparece, pois diferente dos cegos monoculares, existem diversos direitos e projetos para garantir a educação diferenciada, adaptação às várias atividades cotidianas e a inclusão social para que os cegos binoculares tenham uma vida normal e saudável.

A busca da regulamentação dos direitos para essas pessoas busca garantir a melhora na qualidade de vida dos indivíduos que sofrem da perda de apenas um olho. A pauta está sendo estudada tanto na Câmara quanto no Senado há mais de uma década, sem sucesso em resolver o assunto.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.

 


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.