Casos de matança generalizada podem estar ligados à falta de laços sociais

O colunista refere-se aos casos de pessoas que invadem espaços públicos ou privados para cometer assassinatos em massa

No caso mais recente de “loucura armada” ocorrido nos EUA, um homem invadiu um jornal na cidade de Annapolis, perto de Washington, matou cinco pessoas e feriu outras três antes de ser detido pela polícia. Ao comentar o episódio em sua coluna, o professor Renato Janine lamenta que tais casos, tão espantosos, sejam tristemente regulares, absolutamente gratuitos, aleatórios e sem qualquer motivação em sua violência desenfreada, irracional e ilógica. “Praticamente sempre, para não dizer sempre mesmo, esses crimes são cometidos por pessoas que não têm laço social, são pessoas que sofrem muito […], pessoas que padecem de uma solidão muito grande”, argumenta o colunista.

Mesmo o Brasil não está livre desse tipo de incidente, como ocorreu alguns anos atrás, no caso que ficou conhecido como o “massacre de Realengo”, no Rio de Janeiro – um ex-aluno invadiu uma escola e matou vários de seus colegas antes de cometer suicídio. Episódios como esse, segundo Janine Ribeiro, evidenciam a falta de laços sociais, o que faz com que certos indivíduos só se relacionem por meio de redes sociais e de sites que, muitas vezes, fomentam o discurso do ódio e facilitam o acesso a armas. As pessoas se ressentem da falta de um contato social mais sólido – um contato físico, um abraço – e se vingam do mundo. E isso, de acordo com Janine Ribeiro, tem ocorrido com uma frequência muito grande.

Para o colunista, só a melhora da qualidade dos laços sociais é capaz de enfrentar esse tipo de situação. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.