Casos de caxumba aumentam na Capital

Médica infectologista lembra que é importante tomar o reforço da vacina tríplice viral aos 15 anos como forma de prevenção

 07/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 15/08/2016 as 15:05
Por

20160607_00_caxumba1Os casos de caxumba vêm aumentando em São Paulo: até o dia 14 de maio, foram 354 registros, enquanto em todo o ano passado contaram-se 68 casos. A doença é transmitida por um vírus cujo único hospedeiro é o homem, como informa a médica infectologista Maria Cláudia Stockler, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Ela diz que o período de incubação da caxumba é estimado em três semanas e que o indivíduo contaminado pode transmitir a doença até cerca de cinco dias depois do intumescimento das glândulas parótidas, sintoma clássico da moléstia. Em entrevista à repórter Simone Lemos, a doutora Maria Cláudia conta ainda que a doença é benigna, mas que, em casos muito raros, pode provocar complicações, como a meningoencefalite, processo inflamatório que atinge o encéfalo e as meninges e que pode provocar a morte.

A forma de prevenção, ainda na infância, é a vacina tríplice viral, que requer um reforço na faixa etária dos 15 anos, o que nem sempre ocorre, dando oportunidade para que a doença se instale em adolescentes ou em adultos jovens. Segundo a infectologista do HC, a caxumba é confirmada por meio de exames sorológicos.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.