Caso de crianças barradas em exposição levanta várias questões

A falta de treinamento dos funcionários, o tema da viagem e a alimentação oferecida dizem muito sobre a sociedade

 27/03/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição, Renato Janine Ribeiro comenta um caso ocorrido na última semana. A funcionária da empresa terceirizada que organiza a exposição Mickey 90 Anos no Shopping JK Iguatemi, na capital paulista, tentou impedir a entrada de 120 crianças de escolas públicas de Guaratinguetá, no interior do Estado, sob a alegação de que aquele é um shopping de elite. Após a intervenção da Secretaria Municipal de Educação, as crianças conseguiram entrar na exposição. Para o colunista, o caso levanta várias discussões.

Janine considera um absurdo barrar as crianças, seja qual for o motivo. E também acha estranho que a funcionária que tomou a atitude seja da ONG responsável pela exposição, sendo que as crianças estavam lá a convite da própria ONG. “Isso é uma contradição extraordinária”, diz o professor. Para ele, a funcionária precisaria ter sido mais bem treinada.

O colunista levanta ainda dois outros aspectos do caso. O primeiro, segundo Janine, pode até parecer uma questão delicada, estranha ou mesmo errada, ou até preconceituosa. Taubaté, cidade do escritor Monteiro Lobato, autor de muitos livros infantis, é bem perto de Guaratinguetá, região muito rica em tradições brasileiras. Então, por que levar as crianças a uma exposição do Mickey? E o outro aspecto é em relação à alimentação oferecida, realizada na praça de alimentação do shopping, local que, lembra o colunista, oferece alimentos pouco saudáveis.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.