Cargo público não é propriedade privada de quem o ocupa

O colunista aponta como qualidades de um servidor público a responsabilidade e dar respostas justas e verdadeiras

Na edição de hoje o professor Renato Janine Ribeiro analisa se o bate-boca entre o ministro da Justiça Sérgio Moro e deputados no Congresso é uma atitude ética, se demanda mais decoro e educação ao cargo público. “Quem ocupa um cargo público precisa ter mais paciência e respeito do que quem não ocupa um cargo público, você ao mesmo tempo é poderoso mas também é vidraça.”

Janine aconselha a quem está ocupando um cargo público, que de fato tem um certo poder e vantagem e ao mesmo tempo tem muita responsabilidade, que precisa ter muita paciência para responder ao ser contestado. “Quem está em cargo de poder não pode pensar que este cargo é uma propriedade privada, que é uma vantagem pessoal. Na verdade é um serviço público e quem o ocupa é um servidor público, que precisa de muita calma para aprender a lidar com isso.”

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar toda quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.