Câmara retoma projeto de minirreforma da legislação eleitoral

Segundo o professor José Álvaro Moisés a decisão da Câmara dos Deputados vai na contramão do posicionamento da maior parte dos eleitores brasileiros

 24/09/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

O Senado tinha feito uma série de observações restritivas em relação ao projeto original; mas, com sua retomada e aprovação, o que deve ocorrer é um festival de benesses para os partidos políticos e os políticos em geral. Segundo o professor José Álvaro Moisés, a decisão da Câmara dos Deputados vai na contramão do posicionamento da maior parte dos eleitores brasileiros.

O professor realizou uma pesquisa no NUPPs – Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP, que indicou que quase 90% dos entrevistados não se sentem representados pelos partidos políticos. Outra pesquisa, de 2014, mostrou que 45% dos entrevistados declararam que a democracia brasileira pode funcionar sem os partidos políticos e sem o Congresso Nacional.

Várias questões foram levantadas para discussão após sua aprovação como o restabelecimento de um fundo partidário para financiar atividades de campanha eleitoral, anistia a multas em caso de desaprovação de contas da campanha eleitoral, pagamento de advogados quando se tratar de processos dos quais membros de partidos ou candidatos sejam incluídos na Justiça comum e muitos outros temas relevantes à democracia.

 


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.