Cães que se transformam em heróis em momentos de tragédia

Treinados para resgate e salvamento, como se viu recentemente em São Paulo, esses animais também são usados por profissionais de saúde

 28/06/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Eles foram muito usados pelos bombeiros no desabamento do edifício no Largo do Paiçandu, no centro de São Paulo, no começo de maio. Mas não só. O trabalho dos cães treinados para resgate e salvamento ganha sempre destaque a cada vez que ocorrem catástrofes naturais ou tragédias como a da capital. Há ainda os animais treinados para guarda e policiamento e aqueles que são fundamentais para o farejamento de drogas e materiais explosivos.

Especialista em Comportamento Animal e Zooterapia na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, em Pirassununga, a professora Maria de Fátima Martins confirma que os cães cumprem papeis importantes em situações nas quais, mesmo com toda a evolução tecnológica à disposição, instintos básicos e primitivos continuam a ser cruciais. Acompanhe a entrevista, na íntegra, pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.