Brasileiro não sabe o que é insuficiência cardíaca

Segundo pesquisa recente, 62% da população desconhece a moléstia, que é mais comum do que o câncer

 24/10/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP
A ilustração mostra os principais sinais e sintomas de insuficiência cardíaca – Fotomontagem a partir dos subsídios gráficos com licença Creative Commons de atribuição de Blausen Medical Communications e National Heart via Wikimedia Commons

Uma pesquisa divulgada por um laboratório farmacêutico revelou que 62% da população não sabe o que é insuficiência cardíaca. Maria Janieire, médica cardiologista do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP, explica que a doença costuma aparecer em pacientes que já possuem outras doenças primárias relacionadas ao coração. A característica principal da doença é a intolerância ao esforço físico.

De acordo com a cardiologista, a principal causa hoje de insuficiência cardíaca é a doença arterial coronariana, “que é quando há um entupimento nas artérias e essa artéria é obstruída e o paciente evolui para um infarto”, explica a médica. É importante ressaltar que a combinação de medicamentos e exercício físico é essencial no tratamento da doença.

Passar pelo médico para checar o funcionamento do coração é de extrema importância para a saúde. Uma dieta saudável e o controle de todos os fatores de risco, como sobrepeso, hipertensão, glicemia alterada, colesterol alto e sedentarismo levam à prevenção substancial da insuficiência cardíaca.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.