Brasil ultrapassa EUA na liderança da produção mundial de soja

Previsão de safra de 2019 indica Brasil à frente, com 120 milhões de toneladas colhidas

 28/02/2018 - Publicado há 6 anos
Por

Mais uma boa notícia que vem do campo. O agronegócio, que tem sido a tábua de salvação do Brasil na travessia de sua pior crise econômica, traz mais uma importante perspectiva.

Na safra de 2019, o Brasil deve ser o maior produtor mundial de soja, podendo atingir 120 milhões de toneladas colhidas e ultrapassar os Estados Unidos, que devem colher 116,7 milhões de toneladas.

Analistas afirmam que o Brasil vai expandir a área de plantio em cerca de um milhão de hectares, podendo chegar ao total de 36 milhões de hectares e, ainda, deve ocorrer pequeno aumento na produtividade.

O professor Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP e especialista em agronegócio, adianta que o próprio órgão de controle da agricultura norte-americano divulgou boletim admitindo que o Brasil deve assumir a dianteira na produção mundial de soja.

Ouça a entrevista no link acima

Por Ferraz Junior


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.