Brasil passa pela crise externa mais grave desde a década de 70

Riscos de consequências comerciais alteraram a dinâmica do jogo político internacional, segundo o embaixador Rubens Barbosa

Nesta edição de sua coluna, Rubens Barbosa faz uma análise comparativa entre o cenário internacional atual e o da época entre os anos 1970 e 1980. Durante o governo militar, o governo brasileiro entrou em conflito com a comunidade externa por resistir às discussões sobre meio ambiente e a preservação da natureza, segundo o diplomata.

Agora, a situação possui uma dinâmica nova devido à introdução de um novo personagem, o consumidor. A chamada “onda verde” na Europa fez com que os países tomassem posicionamentos mais firmes do ponto de vista ambiental. Com a introdução dos consumidores e ONG’s no jogo político, Barbosa explica que agora, além do desgaste da imagem, há ameaças de consequências comerciais ao Brasil.

Ouça no link acima a íntegra da coluna  Diplomacia e Interesse Nacional.

O embaixador Rubens Barbosa conversou com Mario Santi.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, vai ao ar toda terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •