Brasil necessita se preparar melhor para receber imigrantes

Pesquisadora do IEA aponta que, apesar da boa legislação e hospitalidade, é preciso fazer cumprir a lei

O Brasil é um país feito de imigrantes e possui tradição de boa recepção e hospitalidade. Recentemente, o Senado aprovou uma nova legislação sobre a imigração, que abandona a percepção do estrangeiro como questão de segurança nacional.

A pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados e coordenadora do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais, Sylvia Dantas, conversa com o Jornal da USP sobre o assunto. Segundo ela, é preciso desenvolvimento de políticas públicas que coloquem essa legislação em prática. Além disso, é necessário desconstruir mitos que impõem barreiras à adaptação dos estrangeiros e dos refugiado no Brasil.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •