Brasil é favorito sobre rodas e pranchas para as Olimpíadas

Surfe, skate, beisebol, caratê e escalada são as novas modalidades anunciadas para as próximas Olimpíadas

•

Com o fim da Copa do Mundo na Rússia, os olhos do mundo esportivo começaram a se virar para os Jogos Olímpicos, que em 2020 serão em Tokyo, no Japão. Com a confirmação do país-sede da competição, cinco novas modalidades foram anunciadas, o surfe, skate, beisebol, escalada e o caratê.

Segundo o professor Enrico Fuini Puggina, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, é normal a cada Olimpíada a inclusão de uma nova modalidade. “O país-sede geralmente escolhe uma modalidade para representar o país. Este fato é importante, pois está conectado com o quesito cultural e econômico.”

Puggina ressalta que vê para o Brasil duas possibilidades com a inserção dessas novas modalidades, uma no skate e outra no surfe, “mesmo o País apresentando problemas relacionados à confederação de esportes radicais”.

Outro rumor que surgiu com o anúncio dos jogos foi a possível saída do boxe da competição, que, segundo o professor, “é pouco provável que aconteça, principalmente por ser uma modalidade olímpica já tradicional e que tem um número muito grande de praticantes e uma confederação forte”.

•