Bolsonaro e Congresso parecem continuar não se entendendo

Decisões da Câmara e do Senado sobre seleção de integrantes das agências reguladoras incomodaram o presidente

Jair Bolsonaro fez um comentário em que diz que o Congresso parecia querer deixá-lo na condição ou na situação de uma rainha da Inglaterra. Isto significaria alguém que supostamente tem uma função de Estado, mas que não governa, quem governa é o Parlamento. O professor José Álvaro Moisés lembra que essa é uma afirmação completamente fora da tradição política brasileira, que não faz nenhum sentido. “As decisões que têm sido tomadas pelo Legislativo, em muitos casos, são para mostrar que o Executivo, e o presidente em particular, tomou decisões que não estão respaldadas na Constituição. Este é o papel clássico fundamental de instituições de controle, como é o caso do Congresso.”


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar toda terça-feria às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.