Big Data pode auxiliar na eficiência do esporte

Segundo Paulo Santiago, uma das tarefas do Big Data é cruzar dados e auxiliar na tomada de decisões

 06/10/2017 - Publicado há 6 anos

Na coluna “Ciência e Esporte” desta semana, o professor Paulo Roberto Pereira Santiago fala sobre a relação entre o esporte e o Big Data, conceito que reúne grande volume de dados a partir de um fenômeno. No  fenômeno esportivo, pode ser usado para cruzar dados e auxiliar na tomada de decisão, com a análise dos pontos fortes e fracos.

Ele cita como exemplo o filme Moneyball ou, em português, O homem que Mudou o Jogo, que conta a história do gestor de um time de baseball que tem a ajuda de um economista. Com a estatística do diagnóstico das limitações de cada profissional e com o uso das informações, economista e treinador formam uma equipe campeã. Ouça no link acima a íntegra da coluna do professor Paulo Roberto Pereira Santiago.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.