Beleza da cidade de Florença pode causar surto psicótico em turistas

Conhecida como síndrome de Florença, doença causa taquicardia e alucinações nos visitantes mais suscetíveis

 20/02/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

 

Florença e, no centro, 0 Duomo, conhecido também como Catedral de Santa Maria del Fiore – Foto: Amada44 via Wikimedia Commons/CC BY 3.0

Cidade italiana famosa pelas obras de arte e monumentos históricos renascentistas, a capital da Toscana, Florença, é dona de tamanha beleza capaz até de adoecer os turistas. É a chamada síndrome de Florença ou síndrome de Stendhal, escritor francês que fez o primeiro relato dos sintomas da doença em 1817, quando visitava a basílica de Santa Cruz, em Florença.

Um conjunto de sintomas psicossomáticos e psicológicos ocorre quando o turista está em contato com as obras de arte da cidade. Conta a professora Valéria Barbieri, do Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, que a pessoa pode sentir tontura e taquicardia; apresentar alucinações, desorientação, despersonalização, perda de identidade e, até mesmo,  tentativas de destruição da obra de arte que causou o transtorno. Por sorte, na maioria dos casos, os “sintomas costumam desaparecer entre dois e oito dias”, adianta Valéria.

O nome de Florença indica especificamente o local em que ocorre. A professora adianta que cidades históricas como Paris e Jerusalém também podem provocar síndromes psicológicas e psicossomáticas; porém, com sintomas e características distintos. 

Panorama do rio Arno e Ponte Vecchio, em Florença – Foto: Gary Ashley via Wikimedia Commons/CC BY 2.0

Segundo Valéria, faltam mais informações estabelecidas sobre a prevalência e incidência da síndrome de Florença, mas é possível dizer que, apesar de poder atingir qualquer pessoa, existe um grupo de risco. Pessoas com histórico de doenças psicológicas e psiquiátricas, mulheres entre 26 a 40 anos e pessoas solteiras são mais suscetíveis a apresentar o problema.     

A causa da síndrome ainda é um enigma, mas a professora aponta que fatores culturais, importância histórica da cidade e caráter extremamente realista das obras de artes de Florença devem ser considerados possíveis desencadeadores do problema.

Ouça no player acima a entrevista na íntegra.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.