Bebidas açucaradas e refrigerantes podem passar a ter aumento na taxação de impostos

O objetivo da medida é combater a obesidade infantil e diabete e prevê que 80% do dinheiro arrecadado vá para despesas com ações e serviços públicos de saúde

 26/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 28/09/2022 as 17:07
Por
É importante evitar os produtos ultraprocessados e industrializados justamente por possuírem aditivos industrializados – Fotos: Freepik e Wikimedia Commons

 

Logo da Rádio USP

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou um projeto  que aumenta a taxação  sobre a comercialização e importação de refrigerantes e bebidas açucaradas.  A medida, apesar de atingir o bolso do consumidor, tem efeitos também na  área da saúde e não só na econômica. 

Ana Paula Bortoletto Martins – Foto: FSP

A nutricionista Ana Paula Bortoleto, pesquisadora científica no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (Nupens)  da Universidade de São Paulo,  lembra que a medida é  a mesma que foi  adotada com cigarros. 

A qualidade da  alimentação das crianças deve ser feita logo nos primeiros anos de vida. As crianças que não têm esse controle de alimentos têm grandes chances de se tornarem adultos obesos e diabéticos. Isso sem falar da saúde dental, com o excesso de açúcar, que pode acabar comprometendo a dentição definitiva. 

Não aos ultraprocessados

A alimentação saudável deve ser a meta de todos:  adultos ou crianças. Para isso, é importante evitar os produtos ultraprocessados e industrializados justamente por possuírem aditivos industrializados. 

O efeito da aprovação dessa lei de taxação sobre refrigerantes açucarados  será percebido ao longo dos anos. Ana Paula diz que  o primeiro efeito vem no padrão de compra, quando o consumidor deixa de consumir o  produto refletindo, por fim, na saúde da população. 

Ela  alerta que, no Brasil, ocorre uma inversão de valores. Os produtos processados e industrializados  acabam sendo mais baratos e mais consumidos,  ao contrário de frutas, verduras e legumes. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.