Banda Black Sabbath definiu o rumo do Heavy Metal

Distorções de guitarra e vozes forçadas ao extremo marcaram o gênero e habitam ideário como estilo satanista

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario de Vivo fala sobre a história do Metal, muito conhecido também como Heavy Metal graças a música “born to be wild”, da banda Steppenwolf.

O professor de Vivo explica que esse gênero “nasceu do Hard Rock, que no início da década de 1970 era o estilo de Rock mais forte e agressivo”. Ele conta que o exemplo de uma excelente banda do Heavy Metal, é o Black Sabbath, uma banda britânica formada no ano de 1968, em Birmingham, pelo guitarrista e principal compositor Tony Iommi, o baixista e principal letrista Geezer Butler, o vocalista Ozzy Osbourne e o baterista Bill Ward.

Segundo de Vivo, a sonoridade produzida pela banda, cheio de acessórios para distorção de guitarras, definiu os rumos que o Heavy Metal seguiu, assim como a agressividade dos acordes fez com que os vocalistas fossem ao limite de suas vozes. 

Embora algumas bandas tenham um ideário satanista, o professor explica que este fato não define o Heavy Metal, apesar de grande parte da população acreditar que sim. “É um gênero que vai muito mais além de estereótipos”, finaliza.

Ouça no link acima a íntegra do programa História do Rock.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.