Banco de leite humano precisa de doações

Um litro de leite materno pode alimentar dez recém-nascidos por dia

O leite materno ainda é o alimento mais completo para os bebês recém-nascidos. Nele estão os anticorpos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além dos prebióticos e probióticos, um grupo de bactérias que vive no intestino e ajuda a regular o sistema digestivo, além de prevenir as infecções. No caso de mães que não podem amamentar a doação de leite humano é extremamente importante.  O desconhecimento de como fazer a doação é que gera um baixo estoque de leite materno, além de muitos mitos.

Vale lembrar que a doação não provoca falta de leite já que quanto mais a mulher amamenta, ou esvazia as mamas, mais leite ela irá produzir. A médica neonatologista Valdenise Martins Laurindo Tuma Calil, do Centro Neonatal do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, esclareceu as dúvidas mais recorrentes nesta entrevista.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.