Avanços e retrocessos dos processos democráticos no Brasil e no mundo

O professor Renato Janine Ribeiro avalia os processos democráticos e suas consequências nas sociedades

 13/09/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Apesar dos avanços históricos da democracia, como os que se deram no final do século 20 e início do 21, estamos diante de fatos como a eleição de Donald Trump, a saída do Reino Unido da União Europeia e um governo brasileiro que não foi eleito pelo povo. Tudo isso pode representar um retrocesso e impactos sociais, como o crescimento da miséria.

O professor Renato Janine Ribeiro observa que há falta de posicionamento de parte da sociedade e que isso vem ocorrendo em muitos países do mundo. Para o filósofo, a continuidade da democracia dependerá de nossa capacidade de definir novas ideias e mostrar que não queremos mais retrocessos.

Ouça acima o áudio na íntegra


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.