Aumento da crise leva a especulações sobre intervenção militar na Venezuela

O clima de incerteza aumenta e gera muita insegurança sobre o que de fato pode ocorrer naquele país

 25/09/2018 - Publicado há 6 anos

A situação na Venezuela está cada vez mais complicada, a ponto de crescerem as especulações sobre uma possível intervenção militar no país “dirigido” por Nicolás Maduro. Este, aliás, esteve visitando China e Turquia em busca de recursos, mas não foi muito bem-sucedido, e ainda provocou mal-estar ao ser flagrado comendo carne em um restaurante turco, em um momento em que o povo venezuelano sequer tem o que comer. Para aumentar ainda mais esse clima de incerteza, o secretário-geral da OEA não descartou a possibilidade de uma intervenção militar, Por outro lado, Washington estaria avaliando uma série de ações com vistas a pressionar o governo de Maduro.

Já o Brasil se manifestou contra qualquer intervenção militar na Venezuela. Ainda esta semana poderá acontecer, em Nova York, uma reunião entre ministros do Exterior de Brasil e Venezuela para discutir problemas como a questão da energia e da crise envolvendo a imigração em massa na fronteira entre aquele país e seus vizinhos da América do Sul. Acompanhe a coluna Diplomacia e Interesse Nacional pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.