Audiência tem influenciado veículos jornalísticos

“O jornal com frequência, ou de vez em quando, deve afrontar a opinião da maioria dos leitores”, diz Carlos Eduardo Lins da Silva

 19/08/2019 - Publicado há 5 anos

Nesta edição de sua coluna, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta sobre a influência que o público pode ter, ou não, nas decisões e linha editorial de um jornal. A discussão nasce de um caso recente: o The New York Times sofreu intensas críticas por conta de uma manchete, na edição impressa, considerada favorável ao presidente Donald Trump, após os tiroteios em massa que ocorreram nos Estados Unidos. Por conta disso, o jornal alterou a manchete na segunda edição.

Segundo Lins da Silva, o caso “é mais uma demostração do poder crescente que as audiências têm sobre os veículos jornalísticos. O que aconteceu (no The New York Times) é o que tem acontecido com alguma frequência em diversos países”. Trata-se de “grupos de leitores que se organizam para protestar contra um título, reportagem ou, até mesmo, a linha editorial em relação a algum assunto”, explica o professor, que acrescenta: “Eles conseguem focalizar sua posição de forma cada vez mais potente e, com isso, acabam influenciando a própria linha editorial do jornal”.

Lins da Silva deixa bem claro que: “O jornal com frequência, ou de vez em quando, deve afrontar a opinião da maioria dos leitores”.

Ouça, no player acima, a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.