EUA mantêm juros, mas sinalizam que podem elevá-los em dezembro

A economia americana sobrevive à tensão da reta final das eleições

cab_gilson

Economia - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Será mais rentável deixar o dinheiro aplicado em ativos financeiros – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Ao contrário do que muitos previam, o Banco Central americano não elevou as taxas de juros este mês, mas isso pode acontecer em dezembro. O sinal é de alerta para as economias dos países em desenvolvimento, como o Brasil, que necessitam fazer ajustes em sua economia para enfrentar a turbulência que virá a partir do momento em que os juros subirem nos Estados Unidos. Se os juros subirem naquele país, será mais rentável para os investidores deixar o dinheiro aplicado em ativos financeiros do que correr riscos em países em desenvolvimento.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.