Melhoras mais significativas na economia devem acontecer em 2018

Professor Luciano Nakabashi analisa boletim sobre conjuntura econômica da Fearp, que trata do crescimento modesto do PIB em 2017

 14/03/2018 - Publicado há 6 anos

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi analisa dados do boletim sobre conjuntura econômica do Centro de Pesquisa em Economia Regional (Ceper) da Faculdade de Economia, Administração e contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP.

Nakabashi conta que, apesar do crescimento modesto do PIB em 2017, o índice tornou-se positivo quando comparado ao retrocesso dos três anos anteriores, demonstrando sinais de recuperação da economia. O PIB registrou crescimento de 2,7% na indústria, 1,7% no serviço e 6,1% na agropecuária, no último trimestre de 2017.

Além disso, houve aumento de 3,8% na formação bruta de capital, que são os investimentos da economia, 8,1% nas importações e 2,6% no consumo. Com esses dados, revela, a expectativa para este ano é o crescimento do consumo e, por consequência, do investimento.

Outros dados citados pelo professor apontam recuo da taxa de desemprego, aumento do rendimento médio habitual, possibilidade de aumento do crédito com queda da taxa de juros relevante e redução da inadimplência. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.

Por: Giovanna Grepi

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.