Prévia da inflação é a mais baixa em oito anos

IBGE divulgou nesta quarta-feira (22) que o IPCA-15 de março foi de 0,15%, maior queda para o mês desde 2009

 23/03/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Ouça a íntegra da entrevista com o professor Rudinei Toneto Jr. (Fearp-USP):

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Inflação - Foto: Marcos Santos
Inflação – Foto: Marcos Santos

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (22)  que o IPCA-15, Índice de Preços ao Consumidor – Amplo 15, considerado uma prévia da inflação oficial, foi de 0,15% em março. O resultado é o menor índice para o mês em oito anos.

A crise econômica foi uma das três causas apontadas para esse resultado, segundo o professor de Economia Rudinei Toneto Junior, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP.

Ele acredita que, no segundo semestre, a queda da inflação vai  fazer a roda da economia voltar a girar com mais vigor, ao estimular o consumo e fazer as empresas investirem em produção e contratação de mão de obra.

O professor aposta numa redução da taxa Selic. Segundo ele, o Banco Central pode deixar a taxa de juros abaixo dos 9% no final do ano.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.