Netuno tem treze luas e estações que duram 40 anos

Nosso companheiro de sistema solar mais distante do Sol teve sua existência provada não por observação direta, mas por cálculos matemáticos

26/10/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 22:15

Nesta edição de sua coluna, o professor João Steiner conclui a série em que abordou os planetas do nosso sistema solar, trazendo informações e curiosidades sobre nossos vizinhos. Chegou a vez de Netuno, oitavo planeta do sistema solar, e último a partir do Sol, na classificação mais atual.

Com uma massa equivalente a 17 vezes a da Terra, ele é um dos gigantes gasosos, com um pequeno núcleo rochoso envolto por gases. Descoberto em 1846 a partir de cálculos matemáticos relativos à órbita de Urano, o planeta levou quase 165 anos para terminar a primeira volta completa em volta do Sol, desde que foi identificado.

Ouça a coluna Entender Estrelas clicando no player acima.