Estudantes criam aplicativo para aumentar concentração ao volante

Graduandos em Engenharia de São Carlos ganham prêmio ao projetar software para diminuir acidentes no trânsito

 20/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 24/07/2018 as 13:47

jorusp

Logo da Rádio USP

Na busca para diminuir o alto índice de acidentes no trânsito, estudantes de engenharia da USP de São Carlos criaram o aplicativo Arquimedes. Baseado em games, o software tem como objetivo o aumento da taxa de concentração dos motoristas. Para comentar sobre a criação dele, o Jornal da USP no Ar conversou com o estudante de Engenharia de Computação e chefe do projeto, Vinícius Garcia.

O Arquimedes surgiu após os estudantes decidirem participar de um prêmio do setor automobilístico que busca soluções de modernidade urbana no Brasil. Pensando em problemas relacionados ao trânsito, o grupo esteve diante de uma estatística alarmante: 47 mil pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes nas estradas no País. Os alunos procuraram analisar o motivo desses resultados e constaram que o principal é a distração no uso do celular ao volante. Outro fato notado foi que o contingente mais afetado pelas estatísticas é o de jovens entre 18 e 24 anos, pouco beneficiados por políticas públicas. O exemplo que ele usa é da queda de 15% de acidentes em São Paulo, o que não se reflete na faixa etária de jovens.

Foto: Marlon Hammes via Flickr – CC

Embora a escolha de fazer um aplicativo para celular pareça paradoxal, a ideia é entender melhor a personalidade das pessoas e fazer com que alguns comportamentos sejam alterados, contrariando outros programas que apenas avaliam o perfil do motorista sem obter nenhum retorno. O Arquimedes bloqueia as notificações dos celulares que tanto desviam a atenção. Com o objetivo de estimular os motoristas, o programa também recompensa aqueles que tiverem boas condutas no trânsito.

A equipe, que teve como orientador o professor André de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), é formada também por Rosival Neto, Alexandre Bellas, Gustavo Silva, Gabriel Pussoli e Wesley Perissin.

O aplicativo está disponível na versão teste para o sistema Android.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Ouça, no link acima, a íntegra do programa.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.