Faculdade de Direito desenvolve programa de permanência estudantil

Chamado de Adote um Aluno, o programa teve início em novembro do ano passado e já está em funcionamento

04/01/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 23/04/2019 as 11:40
Sessão Solene do Conselho Universitário em comemoração aos 190 anos de criação da Faculdade de Direito . Local: Salão Nobre da FD. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

A Faculdade de Direito da USP desenvolveu um programa de permanência estudantil. Chamado de Adote um Aluno, o projeto visa a captar recursos através de ex-alunos da faculdade que tenham uma boa relação com o seu antigo ambiente acadêmico e estejam dispostos a apoiar a carreira de futuros colegas de profissão.

No Largo São Francisco, o Adote um Aluno serviu como alternativa para os programas de permanência da própria USP. “A Universidade é muito grande, são muitas unidades”, diz Otávio Pinto e Silva, professor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP e presidente da comissão avaliadora responsável pelo auxílio aos alunos.

“A importância maior que eu vejo é proporcionar ao aluno com condição financeira mais desfavorecida a possibilidade de permanecer na faculdade. Estudando e sem necessitar trabalhar, ou às vezes complementando uma outra atividade ou renda que ele tenha, permitindo dessa forma que ele tenha tranquilidade para se manter durante o curso”, pondera Silva.

A ideia é de que, no futuro, esses alunos, quando já estiverem com carreiras estabelecidas, possam seguir o mesmo caminho, dando sequência assim ao ciclo que esse projeto iniciou no fim do ano passado.

Na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), há um programa parecido chamado “Apadrinhamento de Calouros”. A ideia é que os veteranos auxiliem os calouros no início de suas carreiras acadêmicas e em demais necessidades como a própria vivência na cidade de Ribeirão Preto, para aqueles que não são da cidade e região.