Espiritualidade pode influenciar positivamente no enfrentamento de doenças graves

A ciência tem reconhecido e apoiado cada vez mais essas atividades no enfrentamento de doenças fatais

 26/11/2019 - Publicado há 4 anos
Por

Ser diagnosticado com uma doença grave, que muitas vezes ameaça a vida, é uma situação bastante difícil para os pacientes, seus familiares e entes queridos. 

A espiritualidade e os cuidados paliativos nesses momentos têm grande influência para que haja diminuição do sofrimento, entendimento e ressignificação dos fatos. 

A professora Marysia Prado de Carlo, tutora da Liga de Espiritualidade em Saúde e Cuidados Paliativos, formada por estudantes do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, destaca que espiritualidade e religiosidade são diferentes. 

Apesar de igualmente importantes, a espiritualidade, sobretudo nesses casos, é mais abrangente e está diretamente relacionada com a busca pelo sentido da vida, mesmo que o paciente não apresente uma religião definida. 

“A área da saúde e a ciência, cada dia mais, reconhecem e valorizam os benefícios da espiritualidade e dos cuidados paliativos no tratamento de doenças graves, tanto para os enfermos como para  seus familiares”, afirma a professora. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.