A cidadania e o crescimento populacional

Em 2.100, o Brasil deverá apresentar uma população menor do que a de hoje, pois a tendência é de o país apresentar uma taxa de crescimento decrescente

 02/11/2016 - Publicado há 5 anos  Atualizado: 03/11/2016 as 17:25

00_zero

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Ao longo do século XX,  a população cresceu de forma impressionante,  atingindo  7 bilhões de pessoas, mas a taxa de crescimento começa a diminuir. Até o ano 2100, serão 11 bilhões de habitantes, número que tende a se estabilizar e a diminuir. No entanto, o ritmo de crescimento não se dará de maneira igual em todos os países, como no caso do Brasil, cuja tendência é de taxa de crescimento decrescente. Por outro lado, nosso país deverá apresentar uma população bastante envelhecida, o que impõe alguns desafios a serem enfrentados. Qual o impacto, do ponto de vista da cidadania, dessas variações populacionais ?


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.