A maioria dos músculos permite movimentos voluntários

Os músculos estriados esqueléticos representam a maioria dos músculos do corpo humano, aproximadamente 620 músculos

 04/02/2019 - Publicado há 5 anos
Por

Nesta edição do Anatomia Responde, o professor Luis Fernando Tirapelli descreve como ocorre a irrigação sanguínea dos músculos estriados esqueléticos, que representam a grande maioria dos músculos do corpo humano, aproximadamente 620. “São músculos que se fixam ao esqueleto e permitem movimentos voluntários, ou seja, que dependem da nossa vontade.”

Tirapelli diz que os movimentos ocorrem com precisão, como no caso dos músculos do olho, que movimentam o globo ocular em todas as direções, até movimentos de potência que permitem gerar muita força, como, por exemplo, o músculo quadríceps femoral, o músculo anterior da coxa.

Tipos de irrigação sanguínea dos músculos estriados esqueléticos, com a diferenciação de cinco tipos de pedículos musculares, mostrados da esquerda para a direita (tipos I a V) nos respectivos músculos identificados.

Para Tirapelli, os músculos estriados esqueléticos precisam de grande volume sanguíneo arterial para sua oxigenação e nutrição. “Assim, o termo irrigação sanguínea refere-se aos ramos arteriais que suprem ou irrigam determinado músculo.”

O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e pode ser conferido na íntegra no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.