O pâncreas é um órgão simples e com funções essenciais

O órgão é responsável pela produção dos hormônios insulina e glucagon, substâncias que regulam a quantidade de açúcares e carboidratos no sangue

 10/09/2018 - Publicado há 6 anos
Por

Na primeira edição do Anatomia Responde desta semana, o professor Luis Fernando Tirapelli fala sobre o pâncreas, glândula anexa do sistema digestório e uma víscera maciça localizada na cavidade abdominal. Com formato alongado, ele se dispõe entre a concavidade do duodeno e o antímero esquerdo, próximo ao baço. Portanto, na sua posição anatômica, o pâncreas cruza a frente do corpo da segunda vértebra lombar.

Tirapelli explica que o pâncreas é anatomicamente simples e divide-se em quatro regiões: a cabeça e seu prolongamento inferior denominado processo uncinado; o istmo ou colo, uma região estreita do órgão, com apenas cerca de 2 cm de comprimento; o corpo, sua maior divisão; e a cauda, que termina próximo ao baço.

O pâncreas é um órgão responsável pela produção de hormônios importantes, que atuam no metabolismo dos carboidratos ou açúcares: o glucagon e a insulina. “Possui relações anatômicas importantes com outros órgãos e vasos sanguíneos, principalmente posteriormente, o que pode dificultar sua ressecção cirúrgica, por exemplo, nos casos de tumores malignos do órgão”, afirma Tirapelli.

O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e pode ser conferido na íntegra no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.