Atraso tecnológico prejudica o Brasil na corrida por vacinas

Paulo Feldmann explica que, embora o Brasil seja referência em produção de ciência no mundo, a falta de indústrias para a produção de tecnologia torna o País dependente de insumos estrangeiros

16/03/2021 - Publicado há 3 anos
Para produzir inovações é necessário haver empresas locais, principalmente na área industrial, e o Brasil tem um enorme déficit nesse quesito – Foto: frankjaer – Flichr / Fotomontagem Jornal da USP

O Brasil é considerado o 13° maior produtor de ciência no mundo, com um número muito grande de publicações de artigos em revistas internacionais, e quase um terço das publicações é da USP. Mesmo ostentando posição de destaque na produção científica, o Brasil não possui tecnologia para produzir o que estuda. Segundo o Global Innovation Index, órgão que faz medições sobre a capacidade de inovação dos países, o Brasil está na 62ª posição.

+ Mais

Corrida por vacina contra covid nos lembra de atraso tecnológico do Brasil

Quem explica a situação ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição é o professor Paulo Feldmann, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Segundo ele, para produzir inovações, é necessário haver empresas locais, principalmente na área industrial, e o Brasil tem um enorme déficit nesse quesito. “Quando verificamos a lista das 2 mil maiores e mais importantes empresas do mundo, há apenas 19 empresas brasileiras, menos de 1%”, afirma. Essas 19 empresas são majoritariamente do setor bancário ou de supermercado, por exemplo, mas quem produz inovação é o setor da indústria. Sem investimento em tecnologia e sem incentivos governamentais para as indústrias, o Brasil não consegue produzir insumos para as vacinas.

A pandemia mostrou ao mundo que existe uma dependência de todos os países do mundo em relação à China em vários segmentos, como no setor farmacêutico. Quase todos os países dependem de insumos chineses para a produção de imunizantes. As nações que desenvolvem suas próprias vacinas não conseguem manter os custos de produção em níveis sustentáveis como os chineses. “Esse é o grande problema que existe hoje no nosso país: sabemos desenvolver a vacina e é muito provável que brevemente ela estará disponível, uma vacina brasileira, mas a dificuldade é como fazer com que essa vacina chegue ao público de uma forma competitiva”, explica o professor.

Mesmo que o Brasil seja referência mundial em campanhas de vacinação, ainda não contamos com indústrias de apoio para o desenvolvimento de insumos em massa para todo o país. A promessa é que instituições importantes, como o Instituto Butantan, comecem a produzir os próprios insumos ainda em 2021, mas, por enquanto, o processo de vacinação no Brasil sofre atrasos esporádicos de até 30 dias por falta de imunizante da China, que por vezes esteve sobrecarregada nas exportações de insumos.

Jornal da USP no Ar