Assédio sexual vindo de colegas de trabalho é mais traumático

Pesquisador da USP esclarece o que é assédio e como ele pode impactar o estado emocional das mulheres

 19/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna de hoje, o doutor Alexandre Faisal fala sobre assédio sexual. Para ele, assédio é definido como qualquer forma de conduta verbal, não verbal ou física não desejada, de natureza sexual, com o intuito de violar a dignidade de uma pessoa. Isso torna o ambiente de trabalho ofensivo e degradante. É um fenômeno de gênero, pois atinge muito mais as mulheres.

Pesquisadores da Dinamarca avaliaram o assédio sexual no trabalho em dois grupos: quando vem de clientes e quando vem de colegas de trabalho. Mais de 7 mil pessoas participaram da pesquisa e os resultados mostram que o assédio vindo de colegas e supervisores tem um impacto maior sobre o estado emocional das mulheres.

Ouça a coluna completa no player acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.