As idas e vindas do caso Aécio Neves e seus desdobramentos

O cientista político André Singer analisa os desdobramentos das investigações envolvendo o senador do PSDB mineiro

 13/12/2018 - Publicado há 5 anos

O  noticiário político desta semana destaca os desdobramentos relacionados à retomada das investigações envolvendo o senador Aécio Neves (PSDB-MG), iniciadas já há algum tempo pela Operação Lava Jato. O cientista político André Singer chama a atenção, em sua coluna, para o fato de que “a retomada das investigações tenha sido muito forte”. Tudo leva a crer que isso tem a ver com a nomeação, pelo novo governo, de Sérgio Moro para o Ministério da Justiça, nome que sempre esteve à frente da Lava Jato.

Na visão de Singer, ao mesmo tempo em que as investigações têm o efeito de sanear a cultura política brasileira, abrem margem para arbitrariedades. A preocupação dos analistas e cientistas políticos é com o risco de esfacelamento do sistema partidário brasileiro, algo parecido com o que ocorreu na Itália, que passou por um processo semelhante e cujo resultado foi a desorganização total e completa do sistema partidário e da própria democracia italiana.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.