Arquivos históricos do IF estarão disponíveis em acervo on-line

Mais de 3 mil itens relacionados à produção de física na USP serão lançados no dia 20 deste mês

jorusp

Os arquivos históricos do Instituto de Física (IF) da USP serão lançados, em um acervo digital, com conteúdos de gerações de físicos. A importância do processo de digitalização da documentação do instituto, iniciado há cerca de um ano, é o assunto tratado pelo diretor do IF, Marcos Martins, e pelo professor de Física Ivã Gurgel.

Segundo Martins, o processo de coleta desses documentos foi iniciado pela professora Amélia Império Hamburger, e sua importância se dá ao analisar a relevância da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – instituto anterior à atual Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e que originou posteriormente o Instituto de Física – para a produção de conhecimento no País como um espaço de inflexão na cultura acadêmica brasileira.

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, criada em 1934, trouxe a mudança na forma como as aulas eram administradas e na atuação em pesquisas, conseguindo trazer a atenção dos estudantes e culminando na criação da física que existe no Brasil.

O processo de busca da documentação, iniciado pela professora Amélia, com ajuda da historiadora Valquiria Godoi, conseguiu reunir cerca de 3.750 itens, que somam aproximadamente 9 mil páginas digitalizadas. Entre a vasta documentação, encontram-se desde documentos institucionais relacionados à criação da faculdade até cartas, que serão incluídas no portal. Também estarão disponíveis textos a respeito da história da física no Brasil, como uma espécie de exposição on-line, disponível a todos os interessados, comenta o professor Gurgel.

Os documentos do acervo digital podem, inclusive, ajudar no ensino da física. Gurgel comenta uma pesquisa realizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, na qual foi constatado que cerca de 90% das pessoas não conheciam nenhum instituto de pesquisa brasileiro ou nenhum cientista brasileiro. “Muitas vezes, os currículos de ensino médio acabam refletindo a ciência produzida três séculos atrás, ao invés da ciência produzida hoje.”

“A divulgação é muito importante para melhorar a cultura científica do brasileiro.” Marcos Martins acrescenta a importância de se levar para as escolas o fato de que ciência de boa qualidade é produzida no Brasil.

O acervo digital será lançado no dia 20 de junho, no Auditório Adma Jafet, no Instituto de Física. Para conferir a programação, acesse o site.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

• 13