Aquecimento global provocado pelo homem leva a fenômenos climáticos extremos

Um exemplo são as temperaturas geladas que atingem o Texas e toda a região central dos Estados Unidos, as mais intensas dos últimos tempos. O professor Paulo Artaxo explica o fenômeno

 08/03/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Região central dos Estados Unidos registra o frio mais intenso dos últimos 30 anos – Arte de Lívia Magalhães sobre imagem de Wikipédia

 

Temperaturas extremamente geladas, chegando a 20 graus abaixo de zero, atingiram o Estado do Texas e toda a região central dos Estados Unidos, normalmente de clima quente. Esse foi o frio mais intenso dos últimos 30 anos e, em alguns lugares, do último século, e já está sendo chamado de “Surto Ártico”. Moradores ficaram sem energia elétrica, pessoas morreram, estradas congelaram, causando acidentes e mortes, plantações, animais e até a produção de petróleo, que depende da eletricidade interrompida, foi afetada.

Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP, explica que “isso foi causado pelo enfraquecimento do que chamamos de correntes atmosféricas do vórtex polar ártico. Tanto a região polar ártica quanto a antártica são mais ou menos isoladas do restante do planeta, o que ajuda a manter o clima tão frio nas duas regiões, por correntes atmosféricas que isolam o ártico das regiões de clima mais temperado tanto nos Estados Unidos quanto na Europa e na Sibéria. Esse chamado ‘Surto Ártico’ foi basicamente uma quebra dessa circulação atmosférica que isolava a região ártica das regiões mais temperadas do nosso planeta”. O aquecimento global vem afetando o clima de várias maneiras. “A região ártica é uma das regiões que estão se aquecendo mais rapidamente e vários surtos árticos vêm ocorrendo. Isso faz com que o clima dessas regiões tenha alterações dramáticas.”      

O Texas é conhecido por ter uma economia ligada à agropecuária, indústria da tecnologia e ao petróleo e derivados, que tiveram sua produção afetada pela falta de energia. “A região é uma grande produtora de soja, que compete com o Brasil na produção mundial. Este ano vai haver uma quebra recorde da safra dos Estados Unidos causada por essa onda de frio intenso. Agricultura, meio ambiente e produção de frango e carne também vão sofrer com essa mudança climática”, diz o professor.

O Planeta está sofrendo uma onda muito forte de fenômenos climáticos extremos, o que já era previsto pelos modelos climáticos. Isso é uma das consequências do aquecimento global provocado pelo homem, e a reversão dessa situação só é possível através da redução de emissões de combustíveis fósseis e do desmatamento, como o que ocorre na floresta amazônica.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 

                                                                                                                                                                                          


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.