Apesar de importância na natureza, sapos sofrem com descaso humano

Famílias dos sapos e rãs são grandes responsáveis pelo controle de pragas, mas podem ter 30% de sua espécie extinta, adverte o professor Hertz dos Santos

 12/08/2019 - Publicado há 5 anos
Por

Classificados basicamente em três grandes grupos, os anfíbios podem ser divididos entre anuros, como sapos, pererecas e rãs, que possuem uma grande diversidade de cores e tamanhos, e são usados até como Pets; as salamandras, muito parecidas com pequenos lagartos; e as cobras cegas.

O grupo dos anuros é o grandes responsável pelo controle de pragas, insetos e até mesmo animais como os escorpiões. Um único sapo, por exemplo, pode se alimentar aos quilos de grande quantidade de insetos que se tornam abundantes em períodos de chuvas.

No entanto, de acordo com dados da União Internacional para Conservação da Natureza, cerca de 30% das espécies de anuros estão ameaçadas de extinção, enquanto 35 tipos já desapareceram por completo desde 1980.

De acordo com o professor Hertz Figueiredo dos Santos, zoologista do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, grande parte da população repudia esses animais: “As pessoas muitas vezes jogam sal nos sapos, com a intenção de matar ou fazê-los ir embora de suas residências, mas isso é altamente tóxico para eles”.

O zoologista também destaca que a falta de conhecimento é grande influenciadora para atos como esses e que os anuros merecem atenção e políticas de preservação tanto quanto animais como pássaros e macacos.

Ouça a entrevista completa no link acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.