Apesar de bonitos, os dias secos podem se tornar desconfortáveis

A baixa umidade do ar é um fenômeno natural do inverno, mas preocupa especialistas da saúde

 17/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Seco e ensolarado. É assim que o inverno paulistano está se apresentando na maioria dos dias. Essa é uma característica comum da estação de inverno. O professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia e Geofísica da USP, IAG, Mário Festa, explica porque o inverno possui esse padrão. “Todo ar frio tem dificuldade de manter o vapor de água em maior quantidade”, afirma. “Por isso nossos invernos são ensolarados, pois há mais dificuldade de condensar o vapor de água que viraria nuvem.”

Para esclarecer sobre os efeitos desse clima seco no corpo humano a Rádio USP entrevistou João Melo, otorrinolaringologista e professor da Faculdade de Medicina da USP (FM). Os efeitos, segundo Melo, são sintomas respiratórios por secar as secreções, irritação ocular e de garganta, piora dos sintomas de asma, sensação de pele seca e coceira, desidratação. “Apesar de bonitos, os dias secos podem se tornar desconfortáveis. Não só pelo frio, mas pelos efeitos que a falta de umidade provoca no corpo humano”, esclarece.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.